LIFX: Lâmpada inteligente

E se você tivesse uma lâmpada que duresse 25 anos, pudesse mudar de cor e intensidade luminosa por controle remoto (seu telefone celular), ou ainda fazer essas coisas todas de forma pré-programada? Vai viajar e tem medo que percebam a falta de movimentação na casa? Programe a rotina das lâmpadas! Elas acendem na hora que você quiser.

Essa é a proposta da LIFX, que os autores dizerm ser a reinvenção da lâmpada incandescente.

Parece coisa do futuro, mas é um futuro MUITO próximo. O projeto está em desenvolvimento, buscando apoio através do Kickstarter.

A iluminação é feita por LEDs RGB, que podem durar 25 anos. E o consumo de energia é muito inferior ao das lâmpadas incandescentes, e memso das lâmpadas frias econômicas.

A computação ubíqua está aí. Nos objetos mais corriqueiros. Até em uma lâmpada ordinária.

Publicado em projetos, vídeos por mauro pinheiro. Marque Link Permanente.

Sobre mauro pinheiro

Professor adjunto do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenador do Laboratório de Psicologia da Computação (LabPC). Minhas pesquisas acadêmicas tratam dos seguintes assuntos: design de interação, usabilidade, interação homem-computador, ubiquidade computacional, computação pervasiva, design da experiência, design da informação, questões sociais do uso de sistemas computacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *