Fritzing

Uma ferramenta interessante pra quem quer desenvolver projetos em Arduino é o Fritzing. Serve pra documentar a montagem dos componentes. A interface simula uma protoboard, na qual os componentes podem ser colocados, manipulados facilmente, como se fora uma protoboard “real”. A partir dessa montagem, o programa gera também os esquemas, o que facilita muito a documentação do projeto (especialmente pra quem não é familiarizado com essa forma de “escrever”). É muito intuitivo e fácil de usar.

O projeto originalmente foi desenvolvido por pesquisadores do Interaction Design Lab da University of Applied Sciences Potsdam, Alemanha. Ele é opensource, contando com participação de entusiastas.

Esse vídeo dá uma visão geral do funcionamento do programa:

Esse post foi publicado em projetos, vídeos e marcado , , por mauro pinheiro. Marcar link permanente.

Sobre mauro pinheiro

Professor adjunto do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenador do Laboratório de Psicologia da Computação (LabPC). Minhas pesquisas acadêmicas tratam dos seguintes assuntos: design de interação, usabilidade, interação homem-computador, ubiquidade computacional, computação pervasiva, design da experiência, design da informação, questões sociais do uso de sistemas computacionais.

6 ideias sobre “Fritzing

    • Marquito, quando tentei baixar a versão pra Mac deu alguma mensagem de erro, acho que era problema com a conexão. Tentei novamente e consegui. Pode ter sido algum problema momentâneo. Confere de novo e vê se continua quebrado. Testei aqui e consegui baixar o ZIP de Windows. Consegui descompactar o arquivo sem problemas também. Só não deu pra testar o .EXE porque não roda em Mac. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *