Arduino + Xbee (2)

A mesma idéia do vídeo anterior: dois Arduinos se comunicando pelos módulos Xbee. Dessa vez, quando apertamos o botão em um Arduino, o outro apagava o LED e acionava o buzzer, fazendo uns barulhos muito loucos.


Vídeo feito pelo Marquito — valeu Marquito!

Isso não aparece no vídeo, mas a intenção na verdade era testar o alcance do sinal do Xbee em um espaço mais aberto, sem muitas interferências. Percebi que o sinal não tem um alcance tão longo quanto eu imaginava (conseguimos uns 5 metros, sem paredes?). Movendo um dos Arduinos pela sala de modo a aumentar a distância entre os dois módulos XBee, muitas vezes o sinal se perdia, e mesmo voltando a aproximar os módulos XBee, a comunicação entre eles só era reestabelecida quando apertava o botão de ‘reset’ no Arduino.

Por outro lado, a despeito do alcance ser menor do que eu imaginava, considerando que o módulo é minúsculo e opera sem qualquer antena, até que ele fez um bom trabalho.

Esse post foi publicado em aulas, vídeos e marcado , por mauro pinheiro. Marcar link permanente.

Sobre mauro pinheiro

Professor adjunto do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenador do Laboratório de Psicologia da Computação (LabPC). Minhas pesquisas acadêmicas tratam dos seguintes assuntos: design de interação, usabilidade, interação homem-computador, ubiquidade computacional, computação pervasiva, design da experiência, design da informação, questões sociais do uso de sistemas computacionais.

4 ideias sobre “Arduino + Xbee (2)

  1. Oi tudo bem?
    o modulo não funciona em maiores distânciais, pois você comprou dois modulos de antena PCB.

    Se você comprar o XBee preparado para a antena RPSMA (Aquela de roteadores), terá um alcance bem maior.

    Em projetos posteriores, eu penso em usar a RPSMA para coordenador, e os roteadores com antena Wire.

  2. Mauro, parabéns pelo post, muitas dúvidas foram sanadas após ler e assistir o conteúdo.

    Estou com uma dúvida, poderia ajudar?

    Preciso fazer a comunicação via serial entre 2 arduinos UNO r3 utilizando 2 xBee, mas sem utilizar shield. Como fica o esquema elétrico entre cada arduino e xBee?

    Muito obrigado,
    Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *