Teste do shield Ethernet do Arduino

Testando o shield Ethernet pro Arduino. O próprio Arduino funciona como um servidor, A página web que eu acesso no vídeo pelo iPad e pelo telefone é construída pelo próprio Arduino, e através dessa interface é possível controlar outros componentes conectados ao Arduino (no exemplo, um LED). É possível acessar o Arduino via Web por qualquer dispositivo que esteja na mesma rede.

Pra que outros dispositivos, fora de rede wi-fi caseira, possam acessá-lo seria necessário conseguir um endereço IP fixo pro Arduino.

UPDATE:
Em resposta a mensagem da Lucilene (abaixo, nos comentários), resolvi colocar o código que usamos na programação desse teste com o shield Ethernet. Tentei colocar direto aqui, mas ele ignorou o comando ‘code’ e ao invés de exibir os comandos HTML, interpretou os comandos de fato e ficou confuso.

Segue o link para o código:
http://ubicomp.feiramoderna.net/wp-content/uploads/2012/09/teste_ethernet.txt

Esse post foi publicado em vídeos e marcado , por mauro pinheiro. Marcar link permanente.

Sobre mauro pinheiro

Professor adjunto do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenador do Laboratório de Psicologia da Computação (LabPC). Minhas pesquisas acadêmicas tratam dos seguintes assuntos: design de interação, usabilidade, interação homem-computador, ubiquidade computacional, computação pervasiva, design da experiência, design da informação, questões sociais do uso de sistemas computacionais.

17 ideias sobre “Teste do shield Ethernet do Arduino

  1. Pingback: Testes com arduino e afins | Cérebro eletrônico

  2. Boa tarde Maruo,
    Parabéns pelo blog. Tenho uma duvida…. não estou conseguindo utilizar um ethernet shield . Estou utilizando arduino versao 10.0.1 e roteador d-link,,, nao consigo dar ping no numero atribuido ao ethernet shield e nem acessa-lo pelo browser. Ja tentei diversos numeros ips… Se vc tiver alguma ideia ..do problema.. desde ja agradeço

    • Lucilene, não sei bem o que você está fazendo, nem como te ajudar. Sobre o IP, você precisa saber qual é o IP que é usado pela sua rede interna, pelo seu roteador.

      Ao conectar o Arduino com o Shield Ethernet ao seu roteador, usando um cabo de rede, o roteador vai atribuir um IP pra esse novo dispositivo (o Arduino). Você precisa identificar na interface de administração do seu roteador qual é o IP que o Arduino recebeu.

      No exemplo que usamos, você pode ver pelo vídeo, o IP era 192.168.1.200. Esse é um IP que o próprio roteador atribui ao Arduino.

      Depois você precisa dizer pro Arduino que esse é o IP dele!!! Na programação que usamos, há uma linha onde você identifica isso pra ele.

      Eu já não me recordo direito, mas creio que você precisa ter algumas bibliotecas na pasta ‘libraries’ do Arduino que tratam da comunicação via Ethernet. Não sei se isso já vem na instalação padrão ou se precisa instalar. Consulte a documentação no próprio site do Arduino, costuma ter tudo lá.

      Veja o código que o Marquito fez, a partir do próprio site do Arduino:
      http://ubicomp.feiramoderna.net/wp-content/uploads/2012/09/teste_ethernet.txt

  3. Olá, como faço para “transferir” o código para o ethernet shild? ou o código fica no arduino mesmo? o ethernet shild serve só para conectar o arduino a rede, e os código fica no arduino mesmo?

    • Elis, o código HTML fica dentro do programa que controla o Arduino. É como você mesmo disse, o Ethernet shield faz a ponte entre o Arduino e a rede, mas o código fica armazenado na memória do Arduino, e nele estão as instruções pra montar a página que é acessada via browser.

  4. Parabens pelo projeto, quanto a interface html para fazer botoes onde ao inves de ficar marcando e dando submit eu apenas apertasse o botao seria muito dificil. no caso eu queria fazer o desenho bonitinho do botao no site criado.Valew

  5. Boa Tarde!
    Eu montei o projeto e consigo pingar o Ip do arduino, mas quando vou abrir pelo browser diz que a página está indisponível.

    Alguma ideia do problema???

    Obrigado

    • Oi Guilherme.

      O Arduino e o computador que você for usar para acessar a Internet devem estar na mesma rede, isto é, o cabo de rede que você usar para conectar o shield Ethernet do Arduino deve estar ligado ao mesmo roteador que você estiver usando para conectar seu computador à Internet. Se você estiver tentando acessar, por exemplo, a partir de um computador conectado via 3g, não vai funcionar. Tanto o Arduino quanto o computador de acesso devem estar na mesma rede.

      Uma alternativa seria você conseguir um endereço IP fixo para usar no Arduíno. Aí sim seria possível acessá-lo a partir de qualquer computador, em qualquer lugar.

  6. Boa noite…
    Tentei dar uma modificada nesse código mais deparei com o seguinte problema…
    Quando quero colocar mais itens, eu criei varios formularios, so que so o primeiro botão enviar funciona… alguma ideia?

  7. Pelo amor de Deus alguem me ajuda, preciso exatamento do contrario mas não acho nada. Tenho um servidor na web e preciso que o arduino abra uma pagina deste servidor, somente abrir para que o servidor despare servicos internos, nao preciso de nenhum resultado…

  8. Amigos eu tenho um problema assim:

    1º. Eu preciso que o próprio arduino pingue para um ou mais determinados IPs, para isso eu preciso de uma interface web que eu possa gerenciar esses ips.

    2º. Depois de pingar quero que o próprio arduino envie via GSM um SMS para um determinado celular dizendo que o “tal determinado IP” ou “tais determinados IPs” não estão mais pingando.

    Eu comprei os seguintes recursos:
    Arduino UNO R3
    Ethernet Shiled W5100
    GSM Shield

    Comprei os certos tentem procurar os exemplos pela internet, mais não achei nem pelo site da arduino, podem me ajudar com exemplos que eu desenvolvo o interface web e programo só preciso de um exemplo. Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *