Sistemas de informação ambiente

Um dos tópicos que serão abordados neste semestre diz respeito aos Sistemas de Informação Ambiente. Esse foi o tema de minha pesquisa no doutorado, que finalizo esta semana.

É um recorte que aproxima bem a computação pervasiva do campo do design da informação. Alguns workshops específicos sobre esse tema ocorreram em congressos de ubiquidade computacional (lamentavelmente, o site do workshop não está mais online). Ainda carecemos de um espaço próprio para discutir esse assunto, embora já existam muitos projetos nessa linha. Há, inclusive, uma empresa desenvolvendo produtos comerciais a partir desse conceito (Ambient Devices).

Tive a oportunidade de apresentar uma parte de minha pesquisa no DRS2010, o congresso da Design Research Society, em Montreal, no ano passado. Segue abaixo a apresentação:

E para quem se aventurar, meu artigo, tal qual foi publicado nos anais do DRS 2010.

Publicado em artigos por mauro pinheiro. Marque Link Permanente.

Sobre mauro pinheiro

Professor adjunto do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenador do Laboratório de Psicologia da Computação (LabPC). Minhas pesquisas acadêmicas tratam dos seguintes assuntos: design de interação, usabilidade, interação homem-computador, ubiquidade computacional, computação pervasiva, design da experiência, design da informação, questões sociais do uso de sistemas computacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *